Prevenir doenças no trabalho? Confira simples ações!

Tempo de leitura: 5 minutos

Através de simples ações, é possível prevenir doenças no trabalho. Com a rotina cada vez mais acelerada e cheia de responsabilidades, problemas usualmente associados à idade aparecem cada vez mais cedo. Muitas vezes, entretanto, não é possível aliviar completamente a rotina, mas com algumas dicas podemos cuidar com mais carinho da nossa própria saúde. 

 

Além das doenças crônicas e outros problemas de saúde mais graves, é bastante comum que doenças menos graves, como gripes, resfriados e viroses acabem comprometendo nosso cotidiano. E por incrível que pareça, podem ser essas doenças consideradas mais simples as responsáveis pelos afastamentos do trabalho e pelas despesas com remédios.

 

Ou seja, se não pelo desconforto físico, as doenças também trazem outras consequências bastante incômodas para a rotina de trabalho e para o equilíbrio financeiro das empresas e dos empregados. E é por isso que a prevenção é o caminho mais indicado para evitar esse tipo de problema.

 

Muitas empresas prezam pelos cuidados com a saúde e bem-estar de seus funcionários, oferecendo-lhes planos de saúde e outros benefícios além do salário propriamente dito. Mas existem algumas mudanças bastante simples no ambiente na rotina dos funcionários que podem ajudar a prevenir doenças no trabalho com bastante eficiência.

 

Acompanhe as dicas a seguir para melhorar a saúde e disposição da equipe de funcionários!

 

Dicas de cuidados gerais com a saúde

 

Optar por um estilo de vida saudável é a melhor opção para quem deseja evitar doenças e outros desconfortos físicos e mentais. Por isso, a dica é se alimentar regularmente e de forma balanceada, e praticar atividades físicas com regularidade. Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica ou regra geral que funcione para todas as pessoas, mas, de qualquer forma, a combinação entre dieta equilibrada e prática de exercícios costuma evitar uma série de problemas de saúde.

 

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo também são muito importantes para quem deseja poupar o organismo e evitar o surgimento precoce de algumas doenças. Para aqueles que têm muita dificuldade em eliminar essas substâncias da rotina, reduzir seu consumo já pode ajudar bastante.

 

Crie hábitos de higiene e fique atento ao cumprimento de algumas ações, como a lavagem das mãos pelo menos 4 vezes ao dia (e imediatamente após o uso do sanitário/antes do consumo de alimentos), e uso de álcool gel para combater vírus e bactérias que se depositam nas mãos. Esses hábitos de higiene pessoal são bastante simples e evitam a transmissão de uma série de doenças.

 

Um outro ponto que merece a nossa atenção é o tempo de descanso necessário para que nosso corpo seja saudável. Esse tempo é bastante variável, mas, em média, uma pessoa adulta deve dormir no mínimo 7 horas por dia para estar disposta no dia seguinte. Segundo especialistas, dormir o suficiente evita a obesidade, depressão, doenças cardíacas, diabetes e acidentes trágicos desencadeados pela falta de atenção. Para conseguir dormir o tempo mínimo, a dica é manter a regularidade nos horários, ou seja, ir se deitar sempre na mesma faixa de horário, e manter um ambiente de descanso agradável e silencioso.

 

Como criar um ambiente de trabalho saudável?

 

Pense em espaços arejados, com temperatura agradável e sempre limpos. Esses ambientes geralmente nos transmitem uma sensação de conforto, não é mesmo? Os ambientes de trabalho devem ser assim também: organizados e aconchegantes, para que as pessoas se sintam acolhidas e sejam produtivas.

 

Oferecer água e espaços para descanso também são essenciais para que os funcionários da empresa melhorem sua saúde e também seu relacionamento com os colegas.

 

Outro aspecto que merece atenção é a ginástica laboral. A prática consiste em uma série de exercícios bem simples e rápidos que podem ser realizados no próprio posto de trabalho, sem a necessidade de deslocar os colaboradores para realizá-la. A atividade previne uma série de complicações como tensões musculares e lesões por esforço repetitivo (LER).

 

Também é muito importante que o mobiliário seja adequado ao ambiente de trabalho para oferecer uma boa acomodação ergonômica aos funcionários. A Norma Regulamentadora 17, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece direcionais a fim de garantir condições de trabalho que propiciem segurança, conforto e produtividade. Vale a pena dar uma olhada!

 

No caso das empresas que oferecem qualquer tipo de risco à saúde dos empregados, é muito importante que hajam palestras de conscientização e redução de danos, bem como é primordial que a empresa siga as normas de segurança para proteger sua equipe de possíveis acidentes.

 

Que tal colocar todas essas dicas em prática? Incentivando os funcionários a cuidarem da saúde é possível prevenir doenças no trabalho, faltas e também o aumento no reajuste do plano de saúde. Além disso, uma equipe saudável é mais feliz e produtiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *