Como incentivar hábitos saudáveis no ambiente corporativo

Tempo de leitura: 4 minutos

Nossa rotina é basicamente dividida em duas esferas distintas: a vida pessoal e a vida profissional. Na primeira esfera, estão compreendidas nossas relações familiares, nossos relacionamentos afetivos, nossos hobbies e formas de lazer. Já a esfera profissional é marcada pelos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, nossas responsabilidades profissionais e é nessa esfera que é atribuído valor financeiro a tarefas por nós realizadas.

 

Mas, apesar do que muitas pessoas acreditam, esses dois “universos” não são separados um do outro. Muito pelo contrário, ao cultivarmos hábitos saudáveis em qualquer um deles, reflexos positivos podem ser sentidos no outro lado também. E é a partir dessa constatação que surge a importância de nos sentirmos bem enquanto trabalhamos.

 

Nesse sentido, muitas empresas investem fortemente na saúde de seus funcionários, oferecendo benefícios diretos como os planos de saúde, e outros cuidados um pouco mais subjetivos, como ambientes de trabalho confortáveis, espaços para descanso, palestras sobre cuidados com a saúde, ginástica laboral etc.

 

Essa atenção dedicada à equipe de funcionários é muito importante para os empregados e também para a empresa, afinal de contas, profissionais saudáveis e satisfeitos faltam menos no trabalho, são mais dedicados e apresentam maior produtividade, fazendo com que a empresa como um todo fique saudável também. Os cuidados com a saúde garantem portanto a organicidade e sustentabilidade dos negócios, o que é vantajoso para todas as partes.

 

Acompanhe abaixo uma série de sugestões para incentivar a saúde e bem-estar dos colaboradores da empresa. Essas dicas podem ser passadas aos funcionários por meio de conversas informais, palestras corporativas, ou podem vir incluídas em panfletos informativos. Dessa forma, os funcionários têm acesso a orientações importantíssimas, e ainda podem reproduzir os ensinamentos dentro de casa.

 

Alimentação saudável

 

Com a rotina corrida, muitas vezes recorremos às comidas prontas e às redes de fastfood. Pouco nutritivas e com grande concentração de conservantes, esse tipo de alimento pode trazer consequências bastante negativas para a saúde.

 

Desfrutar de alimentos frescos e pensar em uma dieta balanceada é essencial para manter o bom funcionamento do organismo, fortalecer o sistema imunológico e trazer mais energia e disposição para o dia a dia. Se alimentar de forma regular também é muito importante para manter o ritmo do organismo em dia.

 

Oferecer boas opções de alimentação aos funcionários ou incentivá-los a trazerem alimentos de casa são boas ideias para cultivar os hábitos saudáveis em toda a equipe. Lembre-se também que a empresa deve respeitar o horário de almoço previsto em lei e providenciar um ambiente limpo e organizado para que os funcionários que optarem por comer na empresa se sintam acolhidos.

 

Atividades físicas

 

A prática de exercícios físicos antes, durante ou após o expediente traz muitos benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental, sobretudo se as atividades forem feitas ao ar livre. Incentive, portanto, seus funcionários a investirem em esportes e outras atividades. Segundo especialistas, se movimentar reduz os níveis de estresse, melhora as condições cardíacas, a concentração e reduz a chance de uma pessoa desenvolver doenças como diabetes, por exemplo.

 

Dentro da empresa, você pode propor a ginástica laboral, que consiste em uma série de exercícios e alongamentos feitos dentro do ambiente de trabalho que visam melhorar a saúde e evitar lesões causadas por esforço repetitivo e outras doenças ocupacionais. Mas não se esqueça: além dos alongamentos, é importante praticar alguma atividade com maior impacto.

 

Outros hábitos como caminhar até o trabalho, subir pelas escadas e se alongar de tempos em tempos também devem ser incentivados: são atitudes simples que trazem resultados muito positivos para a saúde!

 

Descanso

 

Por mais que a rotina seja conturbada e cheia de afazeres profissionais e domésticos é essencial que os trabalhadores tenham pelo menos 7 horas de sono por noite. Noites mal dormidas reduzem o rendimento no trabalho, causam desatenção e prejudicam a saúde.

 

A dica é ter um ambiente de descanso confortável, silencioso e sem distrações em casa, e no trabalho, é importante que haja também um ambiente para que o funcionário possa descansar por alguns minutos.

 

Além dos cuidados apontados acima, é muito importante que a empresa esteja disposta a cuidar do bem estar emocional dos empregados também. Manter um canal aberto de diálogo é essencial para que isso aconteça. Lembre-se que funcionários saudáveis trabalham com maior satisfação, adoecem menos e se sentem mais realizados com aquilo que fazem!

 

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações como essa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *