Seguro de vida em grupo: vale a pena contratar para a sua empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando fazemos algum tipo de investimento alto, que envolve bens preciosos, como carros, casas ou outros itens de grande valor, normalmente contratamos também um seguro para garantir a proteção de coisas preciosas para nós. Com ele, nós reduzimos os riscos de perder esses bens e temos a garantia de que eles, ao menos, poderão ser substituídos com menos dor de cabeça caso aconteça qualquer tipo de imprevisto ou problema circunstancial.

 

Se nos preocupamos tanto com nossos bens pessoais, nada mais justo que protegermos nossa vida e a vida das pessoas que convivem conosco. E é aí que entra o seguro de vida individual ou em grupo. Como o próprio nome já sugere, o seguro de vida em grupo é um tipo de seguro oferecido especialmente para o time de funcionários de uma empresa. Seu principal objetivo é proteger a equipe de empregados e garantir recursos financeiros aos colaboradores da instituição e seus familiares em caso de fatalidades.

 

De maneira geral, o seguro de vida é um investimento de baixo custo, porém cheio de vantagens para a empresa e para os colaboradores. Entretanto, apesar de ser opcional para empresas de alguns segmentos, o seguro de vida coletivo é obrigatório para alguns tipos de negócio e, por isso, é importante que o empreendedor esteja sempre de olho na legislação sobre o assunto.

 

Que tipo de empresa precisa contratar seguro de vida em grupo?

 

Para garantir os direitos dos funcionários, empresas que oferecem serviços nos segmentos de construção civil e que empregam funcionários para trabalhar em condomínios, bares, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, despachantes ou padarias devem contratar seguro de vida para os empregados. Além disso, professores e outros funcionários que trabalham no setor de ensino também têm direito ao seguro.

 

Vale lembrar que com esse seguro, além de valorizar mais o serviço dos funcionários e aumentar a credibilidade da empresa diante do público e do grupo de colaboradores, é permitida a dedução de 10% do valor seguro como Despesa Operacional para empresas com Regime de Tributação de Lucro Real, de acordo com a Lei Federal 12.741, de 2012.  Para saber se o seu negócio é obrigado a contratar um seguro de vida empresarial, a dica é procurar o sindicato da sua área, que deverá ser capaz de oferecer instruções mais específicas.

 

Quais as vantagens em contratar um seguro de vida em grupo?

 

 

  • Empresa Regularizada

 

Caso a convenção coletiva do sindicato exija seguro de vida para a equipe, a melhor alternativa para o empresário é providenciar o benefício para os funcionários e manter o negócio em dia com a legislação

 

 

  • Funcionários Valorizados

 

Com o seguro de vida empresarial, os colaboradores se sentem mais protegidos e seguros, e passam a valorizar mais sua posição dentro da empresa. Isso faz com que a equipe se dedique mais ao trabalho, aumenta a produtividade do time como um todo. Vale lembrar que os seguros de vida podem incluir coberturas para casos de invalidez e de afastamento do trabalho, o que traz ainda mais tranquilidade aos colaboradores.

 

 

  • Custo-benefício

 

Por serem coletivos, os seguros de vida em grupo são bem mais baratos que os seguros de vida individuais, o que é uma vantagem tanto para os funcionários quanto para o empresário e os sócios da empresa em si.

 

 

  • Dedução nos impostos

 

Como já dito anteriormente, se a empresa segue a tributação do lucro real, é permitido que o empresário faça a dedução do valor pago pelo seguro do imposto de renda.

 

 

  • Escolha do valor das indenizações

 

Ao optar pela contratação de um seguro de vida para os funcionários da empresa, o contratante pode determinar o valor das indenizações e o tipo de cobertura desejada. Isso quer dizer que o empresário pode escolher um seguro de acordo com aquilo que a empresa pode pagar, sem sobrecarregar o orçamento interno.

 

 

  • Proteção às famílias

 

Caso um funcionário venha a óbito, a família pode se sustentar sem passar grandes dificuldades financeiras. E, em alguns casos, o seguro de vida reduz as chances de a família entrar com ações judiciais contra a empresa.

 

Por fim, o seguro de vida em grupo é uma forma bastante objetiva de uma empresa garantir o bem estar dos colaboradores e de suas famílias! Essas informações lhe foram interessantes? Continue acompanhando nossos artigos e conte com a ajuda da TOC Garantias para te ajudar a escolher a melhor forma de proteger sua equipe de funcionários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *