Saúde do colaborador: como incentivar sua equipe a se alimentar melhor

Tempo de leitura: 3 minutos

Já não é novidade que uma dieta equilibrada é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças. Nosso corpo necessita de energia e de nutrientes adquiridos por meio de alimentos diversos, e optar por refeições balanceadas garante o fortalecimento do sistema imunológico e o bom desempenho do organismo como um todo. E é por isso que muitos brasileiros investem cada vez mais em hábitos alimentares saudáveis.

 

Apesar desse cenário de mudança, vale lembrar que a conscientização sobre o assunto ainda é bastante limitada. Por isso, é fundamental que as empresas incentivem os hábitos saudáveis da equipe de colaboradores, como a ingestão de frutas, verduras e legumes, e a redução do consumo de alimentos pouco funcionais.

 

Ao educar os colaboradores sobre como alimentar-se corretamente, a empresa está zelando pela saúde do trabalhador, ao mesmo tempo em que garante uma maior produtividade da equipe como um todo. Por quê? Justamente porque a boa alimentação é o combustível mais importante para garantir a disposição e a concentração nas tarefas e responsabilidades do dia a dia.

 

Ou seja, investir em hábitos saudáveis é uma opção bastante vantajosa tanto para os colaboradores quanto para a organização como um todo. Tendo isso em vista, neste artigo você vai encontrar dicas importantes sobre como incentivar funcionários a se alimentarem melhor! Vamos lá?

 

O papel da empresa na transformação de hábitos

 

Como passamos boa parte do dia trabalhando, é muito importante que o espaço de trabalho seja acolhedor, confortável, seguro e que inspire eficiência. E, para além da infraestrutura básica do espaço, é preciso que a empresa possua uma cultura que promova a qualidade de vida da equipe. E claro que esses cuidados passam também pela oferta de alimentos aos funcionários.

 

Portanto, caso a empresa possua lanchonetes, restaurantes ou refeitórios, é crucial que eles ofereçam cardápios balanceados e opções saudáveis. Mesmo que a empresa não possua espaços de alimentação internos, continua sendo imprescindível investir em campanhas de conscientização sobre alimentação saudável. Acompanhe abaixo algumas dicas sobre como fazer isso!

 

Campanhas Internas

 

Sua empresa pode se valer dos canais internos de comunicação para despertar o interesse da equipe de funcionários sobre a importância da alimentação e dos hábitos que trazem benefícios à saúde. Caso a empresa tenha um médio/grande porte, é possível oferecer palestras e workshops com profissionais da área que incentivem uma alimentação balanceada dentro e fora da organização. Caso a empresa seja menor, é possível utilizar os meios digitais para prender a atenção do time, realizando campanhas internas com artes e chamadas criativas, divulgando artigos, manuais e reportagens sobre saúde e bem-estar.

Dessa maneira, independente do tamanho da sua organização, existem diferentes maneiras de conscientizar os colaboradores sobre a importância da alimentação para o bom funcionamento do organismo.

 

Palestras

 

Uma boa ideia é convidar nutrólogos e nutricionistas para ministrarem palestras dentro da empresa. Por serem autoridade no assunto, esses profissionais são capazes de convencer as pessoas a investirem no próprio bem-estar e ainda podem esclarecer as principais dúvidas da equipe sobre hábitos alimentares.

 

Alimentação Funcional

 

Cada tarefa exige um certo gasto energético. Sendo assim, é importante estar atento às necessidades nutricionais que cada tipo de trabalho exige. Uma empresa cuja equipe realiza majoritariamente trabalhos manuais e com bastante intensidade física deve propor alimentos energéticos, como batata doce, arroz e carnes vermelhas, por exemplo.

 

Já para as atividades intelectuais, é importante que a dieta se baseie em alimentos ricos em proteínas, vitaminas e ômega 3, como ovos, brócolis e peixes.

 

Claro que toda refeição deve ser balanceada e deve atender às necessidades individuais de cada funcionário, porém, apostar em cardápios propostos por nutricionistas especializados pode ser uma boa ideia para acertar nos alimentos!

 

E aí, pronto para aplicar as dicas no cotidiano da empresa? Obrigada pela leitura, e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *