A importância da atividade física no dia a dia dos seus colaboradores

Tempo de leitura: 3 minutos

É bastante comum nos depararmos com informações e debates sobre a importância da prática de exercícios físicos. Entretanto, apesar de muitas pessoas terem plena consciência da necessidade de praticarem alguma atividade, é bastante comum que acabem abandonando a ideia por acharem que não “levam jeito” ou são disciplinadas o suficiente para a prática de exercícios físicos.

 

Vale lembrar, porém, que atividade física não se limita à prática de modalidades esportivas. Por definição, reúne um conjunto de ações que um indivíduo ou um grupo de pessoas realiza envolvendo gasto de energia e alterações no organismo. Portanto, um breve alongamento, a prática de yoga e a dança, por exemplo, também são consideradas atividades físicas e trazem uma série de benefícios para a saúde.

 

No Brasil, o sedentarismo é visto como um grave problema, uma vez que menos de 40% da população afirma praticar alguma atividade física, segundo uma pesquisa da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) em 2015. Pesquisas atuais apontam que a população brasileira de hoje em dia gasta muito menos calorias por dia do que se gastava há 100 anos, o que justifica as consequências diretas do sedentarismo no organismo das pessoas: surgimento precoce de doenças e a obesidade. E é justamente esse estilo de vida sedentário que deve ser combatido.

 

Mas por que praticar atividades físicas?

 

A prática regular de atividades físicas traz benefícios que se manifestam em todas as esferas do organismo. Do ponto de vista físico-químico, exercitar-se melhora a força muscular, a flexibilidade, fortalece ossos e articulações e ainda contribui para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras de precisão. Além disso, auxilia na perda de peso, na redução da pressão arterial e também previne o aumento do colesterol.

 

Já na esfera da saúde mental, os exercícios são essenciais para a regulação hormonal, e para a oxigenação do cérebro, o que ajuda as pessoas a lidarem com problemas com foco e concentração, e ainda reduz os níveis de estresse do organismo.

 

Por fim, as atividades físicas também influenciam diretamente no convívio social das pessoas, tanto no espaço familiar quanto no espaço de trabalho. Funcionários que praticam regularmente atividades físicas são mais dispostos, eficientes e valorizam o trabalho em equipe de forma mais intensa que os funcionários sedentários.

 

Como e por que investir na saúde da equipe de trabalho?

 

Pois é, você já percebeu que são muitos os benefícios que a prática de exercícios físicos traz às pessoas. E essas vantagens podem e devem ser utilizadas pelas empresas para melhorarem a saúde e produtividade do time de funcionários.

 

Pessoas que se exercitam ficam menos doentes e, consequentemente, se afastam menos do serviço. Além disso, são mais dispostas e preparadas para encarar os desafios impostos pelo dia a dia de trabalho. Mas como incentivar seus funcionários a praticarem atividades físicas?

 

  • Crie campanhas internas sobre a importância da prática de exercícios;

 

  • Convite profissionais da área da saúde e educadores físicos para orientar os funcionários quanto à prática de atividades adequadas para cada biotipo;

 

  • Ofereça pausas no expediente para a prática da ginástica laboral: alongamentos e outras atividades físicas que visam melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

 

E, por fim, mantenha um canal de comunicação aberto com a equipe. Isso demonstra que a empresa está disposta a auxiliar os funcionários e orientá-los sobre como cuidar com mais carinho e dedicação da própria saúde. Dessa maneira, fica mais fácil promover ações simples que previnem doenças e mantêm sua equipe saudável!

 

E então, o que achou desse conteúdo? Pronto para melhorar a saúde dos colaboradores de sua empresa e aumentar a produtividade nos negócios? Conte com a ajuda da TOC Garantias e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *