Existe cobertura mínima para planos de saúde? Entenda

Tempo de leitura: 3 minutos

Contratar um plano de saúde para a equipe de funcionários é o objetivo de muitas empresas. O benefício é o segundo item mais valorizado pelos profissionais na hora de escolher um emprego, perdendo apenas para o salário propriamente dito. Por isso, além de proteger a saúde e bem-estar do time de colaboradores da empresa, o plano de saúde também é importante para reter talentos, evitar a alta rotatividade de funcionários, e ainda reduz significamente a quantidade de faltas por motivos médicos.

 

Diante de todas essas vantagens, é bastante natural que gestores fiquem em dúvida sobre qual plano é o mais adequado para o perfil dos funcionários da empresa. Nesse sentido, um dos pontos que merecem a atenção do contratante do plano é a sua cobertura. Fique atento, portanto, aos serviços que são oferecidos, em quais estabelecimentos, e em quais localidades, já que o plano pode ter cobertura regional, nacional e até internacional. Também é muito importante conferir qual a duração do plano, para que não haja problemas como a interrupção de tratamentos etc.

 

Neste artigo esclarecemos as principais dúvidas sobre a cobertura dos planos de saúde empresariais, com base nas determinações na ANS. Vamos lá?

 

Procedimentos médicos inclusos

 

A ANS pré-determina uma lista completa com consultas, exames e tratamentos inclusos na contratação dos planos. Esse documento é chamado Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e define os serviços que os planos ambulatorial, hospitalar, referência ou odontológico devem oferecer aos usuários. Por isso, antes de verificar se você tem direito a determinado procedimento, é importante checar qual tipo de plano é o seu.

 

Estabelecimentos médicos e corpo médico

 

Neste tópico, é importante estar de olho em dois pontos bastante importantes. O primeiro deles é que nem todos os planos oferecem internação hospitalar. Apenas os planos hospitalar (com e sem obstetrícia) e o plano referência trabalham com esse tipo de assistência.

 

O segundo ponto é a rede credenciada do plano contratado. Essa rede se refere aos hospitais, laboratórios e médicos que irão atender o beneficiário em caso de necessidade. Na hora de contratar um plano é importante conferir esses itens para ter a certeza de que o plano trabalha com profissionais competentes e estabelecimentos bem equipados.

 

Cobertura a órteses e próteses

 

Nos planos regulamentados pela ANS é obrigatória a cobertura às próteses, órteses e quaisquer outros materiais implantáveis. Entretanto, também é permitida a exclusão de cobertura ao fornecimento de órteses e próteses não ligadas ao ato cirúrgico, como óculos, coletes ortopédicos e próteses de substituição de membros.

 

Essa é uma questão importante a ser observada pois muitos usuários acham que têm direito de receber o óculos após a consulta a um oftalmologista, por exemplo, e a cobertura geralmente não inclui esse serviço.

 

Mudanças na cobertura dos planos de saúde em 2018

 

Recentemente a ANS definiu a nova cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde. Estão inclusos 18 novos procedimentos, entre exames, cirurgias e terapias que atendem especialidades variadas. Além disso, a nova cobertura ainda define a ampliação da cobertura para outros 7 tipos de procedimentos, incluindo a oferta de medicamentos orais de tratamento do câncer.

 

Outra mudança significativa é que, pela primeira vez, está sendo incorporado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde um medicamento para tratamento da esclerose múltipla. Essas mudanças na cobertura atenderão 42,5 milhões de usuários de planos de saúde e 22,6 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos.

 

Não deixe de conferir a lista completa de mudanças e fique por dentro de tudo aquilo que o plano empresarial oferece a você e à equipe de funcionários. Conte com a ajuda da TOC Garantias para esclarecer suas dúvidas sobre os planos de saúde. Boa sorte e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *